Pomba da paz 1 Pictures, Images and Photos Pomba da paz 2 Pictures, Images and Photos

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Como manter o equilíbrio emocional

   Como o dia a dia da maioria das pessoas é muito tumultuado, o estresse é um problema que toda conta da maioria de nós, pois a falta de tempo se tornou um dos principais vilões para a saúde. Para manter o corpo em equilíbrio, precisamos buscar primeiro um equilíbrio mental, pois a mente é a única que pode influenciar tanto na saúde física como também pode provocar sérias doenças.
Por isso, ter equilíbrio emocional é a base para garantir o bem-estar mental, físico e emocional. O controle emocional é a habilidade de lidar com os nossos próprios sentimentos, se adaptando conforme a situação e se expressando da melhor maneira possível, tanto para si próprio como também para o grupo.

O equilíbrio entre a emoção e a razão é o caminho mais adequado para manter uma boa saúde, pois os excessos costumam trazer diversas consequências prejudiciais a maioria das pessoas. Pessoas que agem com a razão excessiva expressam pouco suas emoções e assim absorvem para si toda a carga emotiva. Já a pessoa mais sensível que explicita todos os seus sentimentos com maior facilidade e que age por impulso, acaba gerando situações desconfortáveis. Por isso, é necessário ter o conhecimento das emoções e de todos os seus sentimentos, observando também os limites que o corpo aguenta, chegando assim à busca do equilíbrio emocional.
O importante é lidar tanto com a razão como também com a emoção em uma proporção igual que levem as pessoas a colocar-se de maneira saudável diante das situações vividas, fazendo com que a pessoa tenha um modo de vida estruturado, se adequando à sociedade e sendo mais saudável.
A falta de manifestação das emoções e também dos pensamentos acabam provocando diversas dificuldades de comunicação com outras pessoas, decisões e atitudes pouco afetivas, dificuldade de relacionamentos pessoais e sociais.
O equilíbrio emocional vem desde o modo de criação, pois aprendemos a lidar com as nossas emoções e sentimentos desde pequenos, por isso, quando crescemos podemos nos tornar pessoas que expressam sentimentos e emoções, embora não saibamos lidar com as frustrações, porém há como buscar o equilíbrio emocional.
Quando nos deparamos com frustrações ao longo do caminho, muitos acreditam que eliminar a emoção é o melhor caminho, mas, quando eliminamos a emoção deixamos de lado as tristezas, angústias, ansiedades e frustrações, mas também não vivemos mais o amor, a alegria, o carinho, a felicidade e as conquistas.
Tanto a emoção como também a razão faz parte de nossas vidas e de como nos manifestamos, pois a diferença enriquece a vida das pessoas, as quais podem aprender a viver de maneira melhor se conseguirem se adequar as suas necessidades.

O descontrole emocional é algo que prejudica a vivência social e a vida da pessoa, pois pode por diversas situações em risco. Para isso, o mais indicado é uma terapia, que pode trazer diversos benefícios, ajudando as pessoas, a saber, lidar com suas emoções, sentimentos e pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário